O Kumite, é o combate propriamente dito, significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas do Karatê diante de um adversário real. No Kumite aplica-se as técnicas praticadas anteriormente com o treino de Kihon e Kata, seu objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa.
Os pontos importantes a se observar no trabalho do Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controle e correto na aplicação de ataques e defesas. O Kumite permite desenvolver a tática e a estratégia.
O Kumite pode ser praticado em vários níveis de dificuldade:
Ippon Kumite
Combate a um passo, tendo por objetivo criar no praticante a ideia de vencer com um único golpe para isso é necessário o desenvolvimento de habilidades, como observação, para análise das situações. A noção de espaço e tempo (maai em japonês) torna-se fator preponderante, bem como o conhecimento real do próprio corpo e de seus limites físicos e mentais.
Tanto o golpe, quanto o contragolpe, deve ser desferido de forma a definir a luta com esse golpe. Ou seja, a concentração e o Kime (força e agilidade) são utilizados, como se fosse a única chance de se ganhar esse combate, com precisão e potência.
Combate a três passos, tendo por objetivo aumentar a agilidade de quem ataca e de quem defende. Deve ser executado com a máxima intensidade e velocidade de movimentos, pois só assim o controle necessário ao domínio das técnicas utilizadas poderá ser alcançado. O corpo deverá trabalhar como uma unidade que se desloca pela área de combate.
Gohon Kumite
Combate a cinco passos (cinco ataques e um contra-ataque no final) tem por objetivo fortalecer o vigor dos praticantes através de sequências de ataque e defesa. O Gohon Kumite deve ser praticado a exaustão, procurando realizar cada movimento com a maior precisão e fidelidade possível.
Jiyu Ippon Kumite
Constitui uma variante evoluída do Ippon Kumite. Os objetivos deste tipo de treinamento são adquirir o sentido da distância, parar, atacar, conhecer os movimentos do corpo e o deslocamento do centro de gravidade e lançar a ação definitiva. Um dos oponentes, depois de anunciar o objetivo que pretende atingir, lançará um ataque repentino com grande vigor e a máxima velocidade. O defensor parará e contra-atacará. Este sistema de treinamento é a fase prévia preparatória para o Jyu Kumite.
Jyu Kumite
É uma modalidade mais livre de combate, sem a anunciação do golpe desferido, utilizando todo o tipo de técnica, tanto de braços como de pernas, projeções, estrangulamentos, porem com o cuidado de encaixar os golpes, sem que os mesmos entrem em contato direto com o corpo do oponente. Esse tipo de treinamento tem como objetivo, desinibir o karateca, bem como desenvolver sua alto-confiança, sem que aconteçam maiores contatos físicos para isso.
Shiai Kumite
Ou Kumite competição, é a luta pela conquista de pontos, conforme o regulamento do karatê competição. Consiste em dois atletas, tentando desferir o golpe perfeito, porem freando o golpe suficientemente próximo ao alvo.
Kihon Kumite
Combate básico.
Kihon Ippon Kumite
Combate básico.
Shiai Kumite
Combate com regras oficiais e tempo definido variando de federações ou confederações ou seja praticamente hoje em dia a maioria das lutas são realizadas em Shiai Kumite (luta de competição).
Kumite Individual
Combate individual.
Kumite em Equipe
Combate em equipes de cinco pessoas: A cada luta são somados os pontos de cada lutador aos pontos de sua equipe. Será vencedora a equipe que obtiver o maior número do pontos ao final da última luta.
Enbu
Teatro marcial: Apresentação de aplicações de técnicas de Karatê em duplas. A decisão é tomada por nota dos árbitros.
Funku Go
Disputa individual que engloba kata e kumite, alternando a cada rodada: A ITKF instituiu o Kitei como Kata oficial das competições de Fuku Go, para permitir as disputa direta (lado a lado) de competidores de estilos diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário