KATAS

Os Katas são a essência do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada Kata representa uma situação diferente pela qual o carateca esta passando.

Sendo que os Katas só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequência, um grande mestre do passado disse que um Kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com uma pratica dessa quantidade pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no Kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o Kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.


Para cada Kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta. O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.

Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 

1. O uso correto da força; 
2. A velocidade do movimento, lento ou rápido; 
3. A expansão e contração do corpo. 

A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata.


O Kata pode ser realizado de três maneiras: 

Kata individual - Apresentação individual de Kata: Durante as fases eliminatórias, dois competidores executam o mesmo Kata (que é escolhido pelo árbitro central) lado a lado, e o vencedor é aclamado pelos árbitros através de bandeiras. Na fase final, os competidores apresentam-se um de cada vez, executando o Kata de sua escolha, e a decisão é tomada pela média das notas de todos os árbitros, descontando-se desta a maior e a menor nota.


Kata em equipe - Apresentação de Kata e respectiva aplicação (Bunkai) em equipes de três pessoas: Após a apresentação do Kata, a equipe deverá apresentar uma aplicação para as técnicas do Kata escolhido. A decisão é sempre tomada por nota.


Enbu - Teatro marcial: Apresentação de aplicações de técnicas de Karatê em duplas. A decisão é tomada por nota dos árbitros.

Segue a relação dos 26 Katas estilo Shotokan, clique sobre cada um para conhecer em detalhes:

01. Heian Shodan (Shitei Gata) - 21 Movimentos - Nível Básico   
02. Heian Nidan (Shitei Gata) - 26 Movimentos - Nível Básico 
03. Heian Sandan (Shitei Gata) - 20 Movimentos - Nível Básico  
04. Heian Yodan (Shitei Gata) - 27 Movimentos - Nível Básico  
05. Heian Godan (Shitei Gata) -  23 Movimentos - Nível Básico  
06. Tekki Shodan (Shitei Gata) - 29 Movimentos - Nível Intermediário  
07. Tekki Nidan (Jiyu Gata) - 24 Movimentos - Nível Intermediário  
08. Tekki Sandan (Jiyu Gata) - 36 Movimentos - Nível Intermediário  
09. Bassai Dai (Sentei Gata) - 42 Movimentos - Nível Superior  
10. Kanku Dai (Sentei Gata) - 65 Movimentos - Nível Superior   
11. Bassai Sho (Jiyu Gata) - 28 Movimentos - Nível Superior  
12. Kanku Sho (Jiyu Gata) - 47 Movimentos - Nível Superior   
13. Jiin - 35 Movimentos - Nível Superior   
14. Jion (Sentei Gata) - 46 Movimentos - Nível Superior
15. Jutte/Jitte (Jiyu Gata) - 29 Movimentos - Nível Superior   
16. Sochin (Jiyu Gata) - 36 Movimentos - Nível Superior  
17. Gojushiho Dai (Jiyu Gata) - 51 Movimentos - Nível Superior  
18. Gojushiho Sho (Jiyu Gata) - 54 Movimentos - Nível Superior  
19. Hangetsu (Jiyu Gata) - 41 Movimentos  - Nível Superior 
20. Gankaku (Jiyu Gata) - 37 Movimentos - Nível Superior
21. Enpi (Shitei Gata) - 37 Movimentos - Nível Superior
22. Chinte (Jiyu Gata) - 33 Movimentos - Nível Superior
23. Unsu (Jiyu Gata) - 51 Movimentos - Nível Superior  
24. Wankan (Jiyu Gata) - 17 Movimentos - Nível Superior
25. Meikyo (Jiyu Gata) - 32 Movimentos - Nível Superior 
26. Nijushiho (Jiyu Gata) - 34 Movimentos - Nível Superior

Significados dos Katas:

HEIAN (Paz e Tranquilidade)

Há cinco formas de Heian (shodan, nidan, sandan, yondan, godan), contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Visto que os heian são derivações de um Kata mais avançado (Kanku Dai). 
Os Heians são aprendidos nas faixas iniciais, sendo o Heian Shodan geralmente o 1º Kata que se aprende no karate shotokan ainda na faixa branca, é seguido pelos Katas: Heian Nidan (faixa amarela), Heian Sandan (faixa vermelha), Heian Yondan (faixa laranja) e Heian Godan (faixa verde), na faixa roxa geralmente se aprende alguns kata superiores, sendo o Tekki Shodan obrigatório.

TEKKI (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo)

Há três formas shodan, nidan e sandan. O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse  para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro, sendo praticado para o desenvolvimento do kime (força).

BASSAI (Romper a Fortaleza) ou (Atravessar a Fortaleza)

É um Kata que reuni as principais técnicas básicas do karatê Shotokan. Este sugere o confronto contra um adversário superior, que não tenha pontos fracos (fortaleza), no qual o praticante terá que superar os seus próprios limites para conseguir a vitória. Há duas formas de Bassai (Dai,e Shô). Sendo que a forma Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi.  

KANKU (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu)

O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku (Dai e Shô), um curta e outra longa, o Kanku Dai é um Kata que tem um pouco de cada heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan), e é um dos Katas mais longos do Shotokan, o Kanku Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi.

JITTE  (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas)

Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jitte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma só vez.

HANGETSU (Meia-Lua)

Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. Um das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada de forma sincroniza com os movimentos.

ENPI (O Vôo da Andorinha)

A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. Sem dúvida um dos katas mais rápidos do estilo.

GANKAKU (O Grou sobre a Rocha)

A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.

JION (Amor e Gratidão) 

Este é o nome original e tem aparecido frequentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. É um kata de base pesadas.

CHINTE (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas)

Possui este nome por conta de técnicas não tanto comuns, (dedo nos olhos) e coisas do género. Este trata de uma situação que o oponente tem uma vantagem física, tornando necessário atacar em ponto do corpo onde não haja vantagem física.

UNSU (Mãos e Nuvens) 

O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem  que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu. Este é sem dúvida o Kata mais curioso do estilo Shotokan, possuindo técnicas das mais variadas formas, das mais simples as mais complexas, sendo somente indicado a praticantes de alto nivel técnico.

SOCHIN (Espírito Inabalável)

Este nome sugere que o praticante que o domine não temerá nada. É um kata de bases bastante pesadas primando para um bom desenvolvimento da base, postura e força.

NIJUSHIHO (Vinte e Quatro Passos)

Um Kata bem complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.

GOJUSHIHO (Cinquenta e Quatro Passos) 

Há duas formas de Gojushiho (Dai e Shô) sendo estes uns dos maiores katas do estilo shotokan. Neles existem técnicas bem singulares não sendo vistas em nenhum outro kata shotokan.

MEIKYO (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma) 

Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.

JIIN (Amor e Proteção) 

Este segue o mesmo principio do JION, sendo um Kata de base pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.

WANKAN (Coroa Real)

Este Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que significava a Coroa do Rei. É a Kata mais curta do Karatê Shotokan, só com um Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de katas introduzidas por Gigin Funakoshi no Japão, é geralmente aceito que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido a sua dimensão existe a ideia que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. Esta tese ganha significado já que as versões actualmente existentes em outros estilos de Okinawa, são bastante mais compridas. É Um Kata sem duvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas como torções. É o menor do estilo Shotokan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário