ARMAS DO KARATÊ

Como é do conhecimento de todos, o Karatê-do significa "Mãos Vazias", por ser uma arte marcial que não utiliza objetos ou instrumentos de combate. Porém o praticante de Karatê Shotokan tem suas armas de combate, que são as partes do corpo.




O Karatê é tido como uma filosofia de vida, além de ser um esporte, defesa pessoal, uma arte marcial, etc. O objetivo maior do Karatê é a formação do caráter dos praticantes, através dos treinos educando a mente e o corpo.

Portanto as verdadeiras armas do Karatê Shotokan são:


PONTO DE MÃO:

Seiken (正拳) 

É a forma do punho fechado com impacto nos dedos indicador e médio, sendo a forma mais comum e, crê-se, mais efetiva de usar os punhos num enfrentamento porque é a mais intuitiva de se fazer. Os neófitos são incentivados a treiná-la.

A forma é compartilhada por diversar outras artes marciais, como aiquidô, jujutsu, boxe ou savate. Serve para atacar quaisquer áreas e pode ser utilizada também ao s'executar uma defesa. A maneira correcta de produzir a forma é fechando a mão em sequência dos dedos, isto é, primeiro fecha-se o dedo mínimo, depois, o anular e assim por diante até fechar o punho com o polegar por sobre indicador e médio.

Em que pese ser com os dedos todos fechados, não se usam deles todos, pois a área de impacto deve repusar sobre os indicador e médio, no fito de formar uma linha diagonal ideal que começa nos dedos referidos e a encerrar no cúbito. E, posto que a forma não seja usada num soco direito (choku zuki), a área é a mesma, pois assim a energia do golpe é concentrada num ponto menor, potencializando-o.





Haishu (背手) 

É desferido com as costas da mão. Em que pese a forma poder ser usada tanto para atacar quanto para defender, sua vocação é mormente defensiva.




Haito (背刀) ou Segatana (い刀, dorso de espada)

Tem que o golpe é desferido com o lado do polegar, isto é, o sítio de impacto respousa entre a base do dedo indicador e o polegar. À semelhança de Shuto, esta técnica serve para golpear partes macias do corpo, como a garganta. Como o seu emprego é mormente penetrante, é usada para golpear têmpora e rins também.




Koken (孤拳) ou Kakuto (鶴頭)

Faz com a mão bata em forma arqueada, pois é feita ao dobrar o punho para a frente e colocando o polegar rente ao dedo médio, ou seja, o sítio de impacto é a parte exterior exposta do punho.

Os alvos comuns, quando usada a técnica como ataque, são várias, indo desde o baço e pernas até o rosto. Quando usada como defesa, é bastante versátil e pode ter a trajetória iniciando em qualquer ponto e indo em qualquer plano. No caratê desportivo a técnica não tem muito uso.




Nukite (貫手) 

Faz a mão assumir a forma de espada ou de garfo. Também é conhecida por "mão penetrante", posto nesta técnica, em cuja a mão é posicionada de forma parecida a Shuto mas com os dedos rigidamente unidos e/ou tensionados, o ataque se dá como se fosse um punhal.

É importante que os dedos fiquem arrumados de forma a não flexionarem (o que se consegue somente com muito treino e condicionamento) para trás, haja vista que em tal hipótese podem-se ocasionar ferimentos sérios.

Tal como sucede com as demais formas de mão aberta, os alvos principais são as partes macias do corpo, como estômago e garganta; um golpe no plexo solar pode deixar o adversário inconsciente. Um lutador experto pode mirar o espaço entre as costelas, ou logo abaixo delas, penetrar o corpo.

O caratê, como desporto, baniu esta técnica de competições devido sua potencial letalidade, tendo em mente que um ataque à garganta pode resultar em morte.




Shotei (掌手) ou Teisho (手掌)

Tem como área de impacto a base da mão. A forma, que pode se empregada tanto no ataque quanto na defesa, possui três variações: com os dedos para cima, para baixo ou o pulso lateral. Os alvos mais comuns são rosto, queixo, costelas e plexo solar.




Shuto (手刀) ou Tegatana (手刀, mão de espada)

Tem que o golpe é desferido com a faca da mão, cujo fito é atingir geralmente áreas macias do corpo e circulação. Nesta forma, o polegar é dobrado e mantido firme contra a borda da mão que o apoia, os quatro dedos restantes ficam tensos, próximos mas sem ficarem rigidamente unidos.



Uraken (正拳) 

É formado de modo semelhante a Seiken, com os punhos também fechados mas com a área de impacto sobre o cimo das juntas dos dedos indicador e médio. Todavia, pode-se utilizar também com a área de impacto sobre as juntas de todos os dedos, mormente quando se treina com makiwara e, bem assim, os pontos logo inferiores às juntas.




PONTO DE PÉ:


Koshi (虎趾) ou Chusoku (中足)

É formada levantando e tensionado os dedos, expondo a parte mais carnuda do pé.




Kakato (踵) ou Enju

É a área de impacto obtida tensionando-se o a ponta do pé para trás, de forma que o calcanhar fique saliente, para receber o impacto do golpe.




Sokuto (足刀, sokutō)

É a parte lateral externa do pé, em cuja resistência natural o lutador (mesmo iniciante) deposita segurança. Pode, contudo, ser essa resistência bastante aprimorada com treinamento. O costume é caminhar sobre essa parte do pé no início da aula, quando se faz o aquecimento.




Teisoku (底足)

É a parte lateral interna do pé, isto é, a área corresponde à região inferior mediana, oposta ao metatarso; planta do pé. Sua vocação primordial é o emprego em defesas.




Áreas de Ataque e Defesa

O termo Dan (段) quer significar "nível". Tem sentido diverso e dependente do contexto: a se referir ao praticante da arte marcial, diz respeito a seu nível de conhecimento e o Dan só é aplicados àqueles que possuem a faixa preta.

Assim, em se tratando do foco de ataque, contra-ataque e defesa, há três áreas distintas em seu se pode aplicar uma técnica, que correspondem respectivamente às áreas de cima dos ombros (cabeça), entre ombros e plexo solar e abaixo do plexo solar.

Assim, tais áreas são identificadas apenas por fins pedagógicos (fixação de conceitos) e esportivo, haja vista que em uma situação real de enfrentamento podem ser atingidos quaisquer partes do corpo do adversário, inclusive pernas. Estas áreas também qualificam a posição de guarda "Kamae", isto é, conforme o lutador levanta a guarda, os punhos.




1) Jodan (Nível Superior)

Men Uchi - alvo: cabeça
   Komekami - alvo: têmpora
   Ganmen Uchi - alvo: face
   Me - alvo: olhos
   Hana - alvo: nariz
   Kuchi - alvo: boca
   Ago - alvo: mandíbula
Nodo - alvo: garganta
Kubi - alvo: pescoço
Sakotsu - alvo: clavícula

2) Chudan (Nível Intermediário)

Kata - alvo: ombros
Mune - alvo: peito
Kanzo - alvo: fígado
Hizo - alvo: baço
Rokkotsu ou Abbara - alvo: costelas

3) Gedan (Nível Inferior)

Kinteki - alvo: testículos
Hiza - alvo: joelhos
Fukurahagi - alvo: perna
Soku - alvo: pés

Nenhum comentário:

Postar um comentário