Tameshiwari (試し割り, teste de quebramento) são as técnicas pelas quais um praticantes de artes marciais japonesas condiciona o corpo, para conseguir quebrar tábuas, telhas, madeiras, gelo, tijolos e outros materiais. Esta técnica é praticada por vários estilos de Karatê, com maior ou menor ênfase. Também é prática corrente em Taekwondo, Kung Fu, Silat, alguns estilos tradicionais de Jiu-jitsu, entre outras modalidades de luta.
O Tameshiwari, exige do praticante treinamento sério de disciplina, respeito, concentração mental, atenção, paciência, vontade, vigor, energia vital e a virtude que consiste em suportar a dor (controle mental), em fim, o praticante poê à prova, qualidades adquiridas nos treinamentos diários de karatê, pois ele deve quebrar o objeto no primeiro golpe, e não ficar batendo várias vezes ou fazendo testes preliminares.
O Tameshiwari, não é uma prática diária e nem todos os alunos conseguem esse feito notável. Esse trabalho, só pode ser feito na presença do orientador.
Quanto a demonstração em público, a apresentação dessa técnica de quebrar objetos sólidos só pode ser executadas por discípulos sob supervisão do Mestre de Karate-Dô em função da orientação de como se deve fazer e, nunca aleatoriamente. O treinamento deve ser feito sempre no Dojo com acompanhamento do orientador que treina e habilita na execução dessa técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário