MAKIWARA

Makiwara (em japonês: 巻藁, palha enrolada) é um poste plano, ou uma tábua, de madeira fincada num plano e forrada uma área na parte superior, que é utilizado como instrumento de treino em vários estilos de Karatê tradicional. Sua origem remonta basicamente à ilha de Okinawa, sendo o aparato uma forma de Hojo Undo, ou seja, uma método adicional de condicionamento físico




Semelhando ao saco de pancada utilizado pelos boxeadores, o Makiwara é usado para treinar técnicas de ataque de curta e longa distância como socos, chutes, joelhadas (Atemi-Waza), etc,. Mas seu emprego, necessita ser feito com cuidado e prudência, pois em excesso ou sem conhecimento mínimo, levando ao uso incorreto, pode danificar as articulações, por isso, não é aconselhado para pessoas menores de idade ou com problemas de calcificação. 

Segundo os métodos de Okinawa, é o treino mais eficiente se os movimentos forem executados de diversos ângulos e muitas vezes ao dia, o que alguns mestres dizem que se deve pratica de cinquenta a cem vezes com cada membro. É que, de um ponto de vista pragmática, a prática regular faz tornar instintivas a respiração, a noção de distância e absorção do impacto.

Técnicas

Basicamente, utilizam-se técnicas de punho/soco: 

Ken Waza: fecham-se os dedos da mão contra a palma firmemente, apertando o polegar contra os dedos indicador e médio, devendo os dedos formarem uma superfície plana; em seiken, utilizam-se apenas os dedos indicador e médio.

Kaisho Waza: abrem-se os dedos em reta e unidos, de forma que a mão pareça uma faca.


Tipos de Makiwara

Há dois tipos básicos de Makiwara:

Makiwara macia: é o tipo usada por caratecas iniciantes e são posicionadas em ângulo em relação ao solo.

Makiwara rígida: depois de o praticante já ter condicionado mente e corpo no treinamento com o tripo macio, passa-se ao treino com o rígido. É posicionada em ângulo reto, aproximadamente.

Há ainda uma forma arredondada é tradicionalmente usada por praticantes de Kyudo.


Modelos de Makiwara

Shuri: é feita com uma tábua chata de madeira, talhada de forma a ficar com a área alvo até a altura do osso externo. É usada para o treino de golpes à curta distância.

Naha: é feita de modo semelhante ao modelo Shuri, mas tem altura diversa para uso em golpes em bases mais baixas, como Shiko Dashi. É modelo mais usado pelos praticantes do estilo Goju-ryu.

Ude Makiwara: é construída com um poste arredondado, o que permite uma variedade maior de movimentos, inclusive laterais.


Como construir um Makiwara:  



Nenhum comentário:

Postar um comentário